domingo, 20 de novembro de 2016

Breves reflexões sobre a construção do saber teológico

15:50 Postado por Anderson de Moraes 1 Comentário

A Teologia é uma construção de pensamentos e ideias baseados no que a bíblia nos expõe como verdade. Por exemplo: Construímos a ideia soteriológica (soteriologia é a doutrina da salvação) com base naquilo que é sólido, seguro, ou seja, as verdades expressas na palavra de Deus. Como toda construção, ela deve ter um firme e sólido fundamento para que possa se manter em pé mesmo diante das maiores adversidades. Teologia sem bases é construção sem alicerce.

A nossa teologia deve ser construída de maneira, responsável, temente a Deus e com o mais profundo desejo de glorificar o Seu nome. Não devemos, e nem é correto construir teologia para demonstração de saber, para ostentar orgulho ou para justificar nossos vãos pensamentos e assim tripudiar sobre os nossos irmãos que são mais simples.

Se a sua teologia é um amontoado de ideias aleatórias, ela pode até fazer sentido em alguns aspectos ou em algum momento, mas por não ter um alicerce para sustentar a construção o fim natural é o desmoronamento dos argumentos.

Ninguém começa uma casa tentando sustentar um tijolo no ar. Ninguém começa uma casa colocando uma porta no meio do terreno. O meio comum e seguro de construir é buscar a base para dar fundamento ao edifício. Assim é teologia. Estude, leia, questione seus próprios argumentos a luz da palavra de Deus, não se creia tão sábio, nem tão santo, nem detentor do máximo saber.

Sejamos humildes. Quando um irmão nos mostrar que falta alicerce no nosso pensar teológico, vamos com mansidão meditar, apurar o conselho recebido e com graça de Deus, colocar o "ferro" ou a "argamassa" que falta na nossa base. Não sejamos como alguns que quando alertados sobre a falha estrutural da sua construção de pensar e saber teológico, inventam uma desculpa ou "estratégia" somente para não reconhecer seu equívoco. Isso seria o mesmo que tentar substituir cimento por leite em pó e crer que ainda terá um excelente concreto para dar base ao edifício.

Se você já começou a construção do seu pensar teológico, pare por alguns instantes, olha para a base, veja se a estrutura está em boas condições de segurar aquilo que você pretende por em cima dela. Se não, seja humilde consigo mesmo e com quem passará e verá sua "construção", pare, avalie, se necessário for interrompa por algum momento a parte visível da construção e volte ao alicerce. Oração, jejum, estudo da Palavra e aprendizado com outros que já construíram de maneira correta antes de você são ferramentas essenciais para usar ao reparar seus alicerces de saber.

Não construa as pressas só para sentir-se satisfeito por haver feito algo. Pense no amanhã, pense se daqui a alguns dias esta construção não irá desmoronar, tenha um equilibrado senso de autocrítica. Saiba ouvir, refletir. Saiba avançar, parar e até retroceder se for o caso. Não seja orgulhoso, quando algum irmão oferecer ajuda, aceite, afinal todo pedreiro precisa de um servente, e talvez o servente seja você.


Humildemente peço a Deus que nos dê graça para construirmos o edifício do nosso pensar teológico com sabedoria, mansidão, inteligência e humildade, ardentemente desejando fazer Seu nome conhecido e glorificado em nossas vidas.

Anderson de Moraes

Um comentário: