quarta-feira, 30 de novembro de 2016

O que não é e o que é um teólogo?

14:51 Postado por Anderson de Moraes 1 Comentário

Um teólogo não é alguém que sabe "pegadinhas" bíblicas. Ele busca a compreensão do todo, de conceitos e doutrinas.

Não é alguém que estuda só o ponto de vista proposto pela sua denominação, ele estuda todo o conselho da palavra de Deus.

Não é alguém que manipula as escrituras para satisfazer seus ideais pessoais. Ele prega o que o texto diz, extrai a verdade central, explica e aplica, quer gostem quer não gostem. Ele não está buscando fama, está buscando ser fiel.

Não é alguém que seleciona a ponta de dedo textos para expor de maneira que não afronte as pessoas ou ele próprio. É alguém que se curva diante da soberania da palavra de Deus. E sabe que se ela confrontar ele próprio ou seus ouvintes, ela terá razão.

Não é alguém que tem diploma. O diploma é formalidade, mas o teólogo é aquele que se debruça sobre a palavra de Deus e sobre os livros relacionados ao tema. Investiga, lê, anota, rascunha e questiona.

Não é alguém que se "defende" dizendo: 'Mas esta é só a minha opinião'. Um teólogo não expõe suas opiniões ele expõe a Bíblia, e quando precisa expor sua opinião, o faz baseado na Bíblia.


Não é alguém que a todo momento faz demonstrações de conhecimento ou habilidades com as escrituras como se buscasse aplauso ou elogios. É humilde, ensina aprendendo, paciente e sabe ouvir quando está errado. Na verdade não quer aparecer, pois sabe que não é o dono da mensagem, é apenas o mensageiro

Não é alguém que está firmado no seu próprio saber, é consciente que não é suficiente em si mesmo, então, humildemente ora, clama e implora pela misericórdia de Deus sobre sua vida e que o Espírito Santo lhe ensine e ilumine seu pensar.

Um comentário:

  1. Sabias palavras !Me alegrei com essa verdade, se todos seguíssemos como manda a palavra seriamos uma geração inflamada pelo poder da palavra de Deus cheios do Espirito Santo !!! Que Deus continue abençoando seu Ministério Anderson de Moraes

    ResponderExcluir